Projetos entregues:

DESCRIÇÃO

Na busca de democratização do espaço público, fizemos um plano cicloviário para atender a demanda local e oportunizar espaço na via pública para todos os modos de transporte.

RESUMO

Cliente

Prefeitura de Bom Sucesso do Sul

Criado por

GO Soluções em Projetos, Arquitetos Vinicius Ribeiro, Lucas Pinheiro, Angélica Veronese

Realizado em

01/07/2020

Habilidades

Ciclo ativos, Transporte Sustentável

Compartilhar

PROPOSTA DE PLANO CICLOVIÁRIO

Etapa 01 - Rotas Cicloviárias Básicas (2,9 km)

A primeira etapa de Plano Cicloviário para Bom Sucesso do Sul parte da premissa das conexões solicitadas para equipe técnica e registradas no Segundo Relatório – Análise Temática Integrada.

Tratam-se de dois trechos de ciclovias, a primeira ligando a avenida Padre Ivo Zolet até o ultimo barracão do Parque Industrial José Giacomini, de modo a incentivar a utilização da bicicleta para os funcionários se deslocarem para o trabalho com agilidade e segurança. E a segunda da Ponte do Rio Vitorino até o Laticínio Bom Sucesso, ao longo da PR 918.

Etapa 02 - Rotas Cicloviárias Secundárias

As rotas secundárias buscam criar boas conexões e fechar os circuitos existentes, de modo que passem a funcionar como sistema e não apenas como trechos independentes. São divididas em trechos de ciclovias (xxx km) e ciclorrotas ( xx km). A partir dessa implantação já se percebe uma grande abrangência do sistema cicloviário.

Etapa 03 - Rotas Cicloviárias Complementares

            Por fim, as rotas complementares

 

Plano Cicloviário
 

Iluminação

5.4 Ciclovia e ciclofaixa Considerando a importância crescente das bicicletas como meio de transporte nas cidades, a iluminação das ciclovias contribui para a redução dos acidentes o que é particularmente importante quando existem cruzamentos com vias de trânsito de veículos automotores. Os principais requisitos de visibilidade a serem fornecidos pela iluminação são: - As alterações no trajeto e os limites da ciclovia e ciclofaixa; - A presença de obstáculos fixos na superfície, tais como mobiliário urbano, árvores, etc; - A visualização de buracos e rachaduras na superfície da pista; - A posição e a velocidade dos usuários da ciclovia; - A existência de cruzamentos com as vias que conduzem outro tipo detráfego. As luminárias utilizadas devem ser instaladas com espaçamentos mínimos de 3,5 vezes a altura de montagem. Para a maioria das ciclovias e ciclofaixas, os requisitos para a escolha da fonte de luz devem considerar os critérios utilizados para a iluminação das demais vias urbanas como vida mediana, rendimento, etc. Contudo, pode ser necessário utilizar uma lâmpada de cor diferente da existente na via adjacente a fim de chamar a atenção dos motoristas quanto à existência da ciclovia ou ciclofaixa.

 

 

PROJETOS RELACIONADOS

Selecionamos mais alguns projetos do mesmo gênero para você

Assessoria e Consultoria a Órgãos Públicos e Privados
Assessoria e Consultoria a Órgãos Públicos e Privados - Portfólio
Projeto Arquitetônico
Projeto Arquitetônico - Portfólio
Praça 8 de Dezembro
Praça 8 de Dezembro - Portfólio
Sistema Itinerário de Transporte Coletivo
Sistema Itinerário de Transporte Coletivo - Portfólio
Revisão do Plano Diretor e elaboração do Plano de Mobilidade do Município
Revisão do Plano Diretor e elaboração do Plano de Mobilidade do Município - Portfólio
Tombamento da Cooperativa Nova Aliança
Tombamento da Cooperativa Nova Aliança - Portfólio
Proposta de Revitalização da Avenida Julio Castilhos em Veranópolis
Proposta de Revitalização da Avenida Julio Castilhos em Veranópolis - Portfólio
Centro de Eventos Multiuso do Município de Guaporé - RS
Centro de Eventos Multiuso do Município de Guaporé - RS - Portfólio
Mobilidade Humana Sustentavel - uma nova metodologia
Mobilidade Humana Sustentavel - uma nova metodologia - Portfólio
Elaboração do Plano de Mobilidade Urbana do Município de Fagundes Varela
Elaboração do Plano de Mobilidade Urbana do Município de Fagundes Varela - Portfólio
Atualização do Plano Diretor do Município de Marmeleiro - Paraná
Atualização do Plano Diretor do Município de Marmeleiro - Paraná - Portfólio
 ASSESSORIA E CONSULTORIA DO PLANO DIRETOR MUNICIPAL DE DOIS IRMÃOS
ASSESSORIA E CONSULTORIA DO PLANO DIRETOR MUNICIPAL DE DOIS IRMÃOS - Portfólio
Plano Diretor Participativo e Sustentável
Plano Diretor Participativo e Sustentável - Portfólio
Atualização do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental
Atualização do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental - Portfólio
Plano de Mobilidade Humana de São Gabriel
Plano de Mobilidade Humana de São Gabriel - Portfólio
A construção de um Plano Diretor Participativo e  Humano
A construção de um Plano Diretor Participativo e Humano - Portfólio
Atualização do Plano Diretor de São Roque - SP
Atualização do Plano Diretor de São Roque - SP - Portfólio
Realização do Plano Diretor Municipal através das potencialidades municipais
Realização do Plano Diretor Municipal através das potencialidades municipais - Portfólio
CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA REALIZAR ESTUDO TÉCNICO PROFISSIONAL – TRANSPORTE URBANO PÚBLICO COLETIVO
CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA REALIZAR ESTUDO TÉCNICO PROFISSIONAL – TRANSPORTE URBANO PÚBLICO COLETIVO - Portfólio