Mobilidade "Humana" e os Caminhos da Integração.

Micromobilidade e pessoas junto com a implementação da Região Metropolitana da Serra Gaúcha foram os temas.

Vinicius Ribeiro Blog 468 views 2 min. de leitura
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter

O arquiteto urbanista e professor universitário Vinicius Ribeiro foi o palestrante na noite de quinta-feira no encontro público da agenda 2040 organizado pela prefeitura de Farroupilha.

Vinicius tem afirmado que a mobilidade urbana é a politica pública mais moderna para educar o cidadão. É através dela que exercemos a democracia dos espaços públicos e o respeito a convivência coletiva.

Vinicius falou das estratégias e dos resultados de alguns projetos que ele tem desempenhado em diversos municípios para melhorar o espaço público e aumentar a qualidade de satisfação das pessoas com relação a sua cidade. Acabou sugerindo ações de inovação e citando desafios do tema da mobilidade para o futuro do município e da região.

Destacou a importância de trabalhar os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU, as diretrizes da ISO 37120 e as premissas do DOTS.

Além da mobilidade, a palestra tratou da integração da Região Metropolitana da Serra Gaúcha. Vinicius criticou a inércia das lideranças regionais, afirmou que os municípios já estão sendo beneficiados com inúmeros projetos e retornos financeiros, mas que a região ainda não.

- A omissão das lideranças regionais me chama atenção. O estado não implementa e os municípios continuam pensando cada um em si. Estamos perdendo tempo, espaço, dinheiro e oportunidades.

Trabalhar como região será mais barata e mais eficiente, tanto para o poder público, bem como para o cidadão.

Mobilidade "Humana" e os Caminhos da Integração.

No término da conversa, Vinicius respondeu inúmeras perguntas além de receber lembranças do município.

Fotos Mainara Torcheto

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter

Deixe seu comentário aqui:

Artigos Relacionados