O desafio de conversar e não só falar, de construir e não impor, de viver em sociedade e não cada um por si.
Vinicius Ribeiro Blog 1705 views 3 min. de leituraO município de Cambará do Sul-RS foi palco de um encontro e seminário organizado pelo SEBRAE com o tema da sustentabilidade nesta semana.
Cerca de 100 profissionais da área, entre eles arquitetos, engenheiros, paisagistas, empresários, estudantes e colaboradores da área estiveram presentes.
Fomos convidados a falar sobre este tema em função do aprendizado que diariamente recebemos da comunidade.
O tema é amplo, mas não tem como falarmos nele sem entender as pessoas, os espaços públicos, as edificações - no contexto da construção e preservação e a mobilidade humana e de mercadorias em uma cidade.
Para cada item destes, trabalhamos a relação deles no (uso do solo - sendo sustentável, no meio ambiente - sendo ecológico e na saúde - sendo saudável).
Buscamos referência em edificações de produção zero água e energia. Falamos dos desafios deste modelo ser ampliado no Brasil e da deficiência das legislações municipais frente a este tema.
Mostramos nossos projetos e pensamentos de cidade que estão sendo construídos visando a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Há um conflito entre a necessidade e a oportunidade frente a este tema.
A sustentabilidade começa não na construção sustentável, e sim na preservação do espaço que construo. Deve haver harmonia entre o que conservo com aquilo que construo.
Sugerimos recomendações que passam pela relação do número de residencias com o número de emprego, na implementação das diretrizes da Mobilidade Humana Sustentável, da padronização da acessibilidade e arborização, da relação dos índices urbanísticos com o uso do solo e da micromobilidade.
Em resumo, a reflexão que fizemos foi:
"Como seriam as cidades se as pessoas fossem as prioridades ?"
Vamos responder esta pergunta juntos?
Contate com a gente e vamos construir este projeto de Mobilidade Humana Sustentável para a sua cidade.