Sustentabilidade no contexto da cidade

O desafio de conversar e não só falar, de construir e não impor, de viver em sociedade e não cada um por si.

Vinicius Ribeiro Blog 551 views 3 min. de leitura
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter

O município de Cambará do Sul-RS foi palco de um encontro e seminário organizado pelo SEBRAE com o tema da sustentabilidade nesta semana.

Cerca de 100 profissionais da área, entre eles arquitetos, engenheiros, paisagistas, empresários, estudantes e colaboradores da área estiveram presentes.

Fomos convidados a falar sobre este tema em função do aprendizado que diariamente recebemos da comunidade.

O tema é amplo, mas não tem como falarmos nele sem entender as pessoas, os espaços públicos, as edificações - no contexto da construção e preservação e a mobilidade humana e de mercadorias em uma cidade.

Para cada item destes, trabalhamos a relação deles no (uso do solo - sendo sustentável, no meio ambiente - sendo ecológico e na saúde - sendo saudável).

Sustentabilidade no contexto da cidade

Buscamos referência em edificações de produção zero água e energia. Falamos dos desafios deste modelo ser ampliado no Brasil e da deficiência das legislações municipais frente a este tema.

Mostramos nossos projetos e pensamentos de cidade que estão sendo construídos visando a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Há um conflito entre a necessidade e a oportunidade frente a este tema.

A sustentabilidade começa não na construção sustentável, e sim na preservação do espaço que construo. Deve haver harmonia entre o que conservo com aquilo que construo.

Sugerimos recomendações que passam pela relação do número de residencias com o número de emprego, na implementação das diretrizes da Mobilidade Humana Sustentável, da padronização da acessibilidade e arborização, da relação dos índices urbanísticos com o uso do solo e da micromobilidade.

Em resumo, a reflexão que fizemos foi:

"Como seriam as cidades se as pessoas fossem as prioridades ?"

Vamos responder esta pergunta juntos?

Contate com a gente e vamos construir este projeto de Mobilidade Humana Sustentável para a sua cidade.

 

 

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter

Deixe seu comentário aqui:

Artigos Relacionados