Projetos entregues:

DESCRIÇÃO

Na busca de democratização do espaço público, fizemos um plano cicloviário para atender a demanda local e oportunizar espaço na via pública para todos os modos de transporte.

RESUMO

Cliente

Prefeitura de Bom Sucesso do Sul

Criado por

GO Soluções em Projetos, Arquitetos Vinicius Ribeiro, Lucas Pinheiro, Angélica Veronese

Realizado em

01/07/2020

Habilidades

Ciclo ativos, Transporte Sustentável

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PROPOSTA DE PLANO CICLOVIÁRIO

Etapa 01 - Rotas Cicloviárias Básicas (2,9 km)

A primeira etapa de Plano Cicloviário para Bom Sucesso do Sul parte da premissa das conexões solicitadas para equipe técnica e registradas no Segundo Relatório – Análise Temática Integrada.

Tratam-se de dois trechos de ciclovias, a primeira ligando a avenida Padre Ivo Zolet até o ultimo barracão do Parque Industrial José Giacomini, de modo a incentivar a utilização da bicicleta para os funcionários se deslocarem para o trabalho com agilidade e segurança. E a segunda da Ponte do Rio Vitorino até o Laticínio Bom Sucesso, ao longo da PR 918.

Etapa 02 - Rotas Cicloviárias Secundárias

As rotas secundárias buscam criar boas conexões e fechar os circuitos existentes, de modo que passem a funcionar como sistema e não apenas como trechos independentes. São divididas em trechos de ciclovias (xxx km) e ciclorrotas ( xx km). A partir dessa implantação já se percebe uma grande abrangência do sistema cicloviário.

Etapa 03 - Rotas Cicloviárias Complementares

            Por fim, as rotas complementares

 

Plano Cicloviário
 

Iluminação

5.4 Ciclovia e ciclofaixa Considerando a importância crescente das bicicletas como meio de transporte nas cidades, a iluminação das ciclovias contribui para a redução dos acidentes o que é particularmente importante quando existem cruzamentos com vias de trânsito de veículos automotores. Os principais requisitos de visibilidade a serem fornecidos pela iluminação são: - As alterações no trajeto e os limites da ciclovia e ciclofaixa; - A presença de obstáculos fixos na superfície, tais como mobiliário urbano, árvores, etc; - A visualização de buracos e rachaduras na superfície da pista; - A posição e a velocidade dos usuários da ciclovia; - A existência de cruzamentos com as vias que conduzem outro tipo detráfego. As luminárias utilizadas devem ser instaladas com espaçamentos mínimos de 3,5 vezes a altura de montagem. Para a maioria das ciclovias e ciclofaixas, os requisitos para a escolha da fonte de luz devem considerar os critérios utilizados para a iluminação das demais vias urbanas como vida mediana, rendimento, etc. Contudo, pode ser necessário utilizar uma lâmpada de cor diferente da existente na via adjacente a fim de chamar a atenção dos motoristas quanto à existência da ciclovia ou ciclofaixa.

 

 

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