APRESENTAÇÃO
Este memorial tem por finalidade descrever de forma prioritária o projeto de revitalização da Avenida Júlio de Castilhos nos trechos compreendidos entre as Avenidas Dr. José Montaury e Osvaldo Aranha. Também faz parte deste memorial a relação de entorno compreendido pela extensão da Avenida Júlio de Castilhos até a Rodovia BR470 e outros 19 blocos de quadras em uma área aproximada de intervenção a ser estudada de 397.000 m².
A proposta consiste em atender ao Edital sugerido pelo município de Veranópolis na intervenção urbanística, paisagística e elétrica, visando priorizar o modal não motorizado e a convivência entre os munícipes conforme diretrizes apontadas no referido documento.
O memorial descreve os espaços projetados a fim de facilitar o entendimento da proposta.
Em síntese a prancha 1 apresenta a localização e situação do objeto de estudo, os 4 fundamentos da proposta e os 7 conceitos visando sustentar a intervenção de revitalização.
Em síntese a prancha 2 apresenta a caracterização de todo o objeto de estudo. Identifica as duas áreas/zonas 30 e 40 – conceito para lembrar da velocidade permitida. Sugere as novas etapas de intervenção. Propõe modelo ideal e adaptado de intervenção geométrica e identifica um perfil de gabarito viário.
Em síntese a prancha 3 apresenta caracterização da área de revitalização – zona 30. Propõe a intervenção resgatando a história e a identidade da cidade através das áreas de convivência intituladas de: Terra di Longevitá, Principessa della valle e Capitale di mela, bem como da atratividade nos Spazios Bambini, Animale e Famiglia. Ainda nesta planta sugerimos mobiliário urbano e suas localizações no perfil da rua.
Em síntese a prancha 4 apresenta a infraestrutura urbana através das soluções elétricas, de drenagem e de pavimentação. Reforça, através de um detalhe a preocupação com cada elemento construtivo mostrando a sua aplicação na proposta de revitalização.
PROJETO URBANÍSTICO
Considerações gerais
O projeto urbanístico de revitalização/reabilitação tem por objetivo apresentar os elementos gráficos suficientes (pelas pranchas em formato A2) e textuais (através deste memorial) necessários para a intervenção deste espaço público. A proposta foi elaborada respeitando as informações disponibilizadas pelo sitio da Prefeitura Municipal.
Além destas diretrizes, houve a necessidade de respeitar a legislação local e as normas e regras vigentes técnicas.
Além da documentação disponibilizada, esta proposta trabalhou com mais (3) três alicerces, somando em (4) quatro, sendo eles: o histórico e a evolução local, a pesquisa de opinião realizada com cerca de 30 usuários do objeto de estudo e a síntese de metodologia de análise de espaço público sugerido por arquitetos e um Instituto.
Conceituação da proposta de revitalização
O conceito inicia no grupo técnico da prefeitura e nas entidades parceiras do concurso e reproduz no desejo do cidadão local.
Das diretrizes da prefeitura municipal
As diretrizes constam no documento intitulado “Termo de Referência” disponibilizado pela prefeitura. São 10 páginas que exigem informações e soluções mínima que o projeto deve atender, mais especificamente o cuidado com o pedestre, a priorização ao transporte não motorizado, a melhoria do relacionamento entre as edificações e as pessoas (transeuntes) entre outros aspectos técnicos mais abrangentes.
Dos aspectos históricos e de evolução urbana
Veranópolis é um município relativamente novo, porém tem uma história muito maravilhosa. A “cidade veraneio” para os tropeiros que passavam por Lagoa Vermelha no sentido Montenegro e Santo Antônio da Patrulha hoje é conhecida – como rótulo – de: Princesa dos Vales, A Capital da Maçã e a Terra da Longevidade. Estes três aspectos apareceram na proposta de intervenção.
Síntese da Metodologia de analise em espaços públicos sugerida por Jan Gehl, WRI e Jeff Speck
Há contribuições especiais e particulares oferecidas nas três bases anunciadas: World Resources Institute (WRI) e nos arquitetos Jan Gehl, WRI e Jeff Speck. Para atender as expectativas das diretrizes da prefeitura com fundamento teórico. A nossa equipe sintetizou 7 conceitos que deveriam ser incorporados no projeto que aparecem direta ou indiretamente nas três metodologias, quais sejam: (i) Diversidade de uso, (ii) Fachadas ativas, (iii) Escala humana, (iv) Vitalidade urbana, (v) Mobilidade “humana”, (vi) Áreas verdes e jardins urbanos, (vii) Singularidade da rua respeitando a identidade local. E foi assim que fizemos na proposta de intervenção.
IDENTIFICAÇÃO DA EQUIPE DA GO SOLUÇÕES EM PROJETOS
VINICIUS RIBEIRO ARQ PLAN MOB LTDA – ME
CONCURSO PÚBLICO NACIONAL DE PROJETO DE ARQUITETURA E
URBANISMO PARA A REVITALIZAÇÃO DE TRECHO DA AVENIDA JÚLIO DE
CASTILHOS EM VERANÓPOLIS - RS
Arquiteto Urbanista Vinicius De Tomasi Ribeiro
Cau nº A41292-9
Responsável pelo Projeto e autor do projeto
Eng Elétrico Anderson da Silva
Crea RS 125928
Membro da equipe e autor do projeto elétrico
Arquiteto Douglas Rossi
Cau nº 219712-0
Membro da equipe e co-autor do projeto elétrico
Acadêmica Angélica Ravizzoni Veronese
Cpf: 033.946.470-44
Membro da equipe e autora do projeto como estudante
Acadêmico Lucas Tomazoni Pinheiro
Cpf: 025.000.660-02
Membro da equipe e autor do projeto como estudante
Administrador Flavio Pauletti
Cra RS nº 046639
Membro da equipe